A nova energia turca

2 Apr

A questão nuclear é o mais velho tema que se debate na Turquia, a par dos assuntos da União Europeia. Apesar da pesquisa e dos processos articulados, as tentativas de construir uma central nuclear na Turquia nunca resultaram.

Depois da eminência de um desatre nuclear em Fukushima Daiichi, no Japão, a polémica e os projetos nucleares turcos voltam à agenda internacional.

Desde 1960 que a Turquia negoceia o projeto nuclear e exige que a construção das centrais seja feita por empresas estrangeiras. Depois do concurso internacional público iniciado há três anos, as negociações foram concluídas no final de março: a Rússia ficará responsável pelos custos de 20 biliões de dólares para as infraestruturas nucleares em Akkuyu e operará durante 60 anos nesta cidade na província de Mersin, no sul turco.

O primeiro-ministro Tayyip Erdogan afirma, no entanto, que «a central vai ser um exemplo para o resto do mundo». O Governo de Ankara quer que 20% da eletricidade provenha do nuclear, em 2030. A Turquia deposita no projeto nuclear a expectativa de entrar na União Europeia.

O  ministro da Energia e dos Recursos Naturais, Taner Yildiz,  garante que o projeto seguirá adiante e que se espera que, em 2023, a Turquia tenha três centrais nucleares no ativo. Depois da negociação falhada com a Coreia do Sul para a central nuclear em Sinop (no norte do país),  Yildiz espera até junho pela resposta definitiva do Japão para o investimento.

O professor e cientista nuclear Tolga Yarman acusa  os comentários do Governo, que diz serem «uma manifestação de hooliganismo nuclear». Akkuyu irá albergar a primeira central nuclear turca e situa-se a 25 quilómetros de uma falha sísmica muito ativa. O medo de uma nova Fukushima ou de um novo Chernobyl assustam a grande maioria dos turcos, que permanece contra a energia nuclear.

+++Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico+++

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: