O passo forte da extrema-direita francesa

31 Mar

As eleições cantonais francesas ficam marcadas pela vitória do Partido Socialista, mas também pela ascensão da Frente Nacional de Marine Le Pen.

Este ato eleitoral pretende eleger os conselheiros gerais de cada departamento, sendo este último a principal divisão administrativa de França – ao todo, o território francês detém 100 departamentos. As eleições decorrem segundo um sistema eleitoral maioritário de duas voltas.

Na segunda volta a 27 de março, segundo o Le Figaro, o Partido Socialista (PS) presidido por Martine Aubry, saiu vencedor com 36,2% dos votos, sendo seguido pelo UMP (União para um Movimento Popular, de Jean François Copé e Sarkozy) com 18,6% e pela Frente Nacional (liderado pela filha do fundador Jean-Marie Le Pen), que registou 11,56% da votação. Foi verificada uma abstenção recorde: 55% dos cidadãos não exerceram o direito de voto.

As escolhas dos franceses refletem-se nas previsões para as presidenciais em abril de 2012: uma sondagem recente revela que Dominique Strauss-Kahn, o presente diretor de Fundo Monetário Internacional, poderá alcançar 34% dos votos, superando Nicolas Sarkozy – com 17% – e Marine Le Pen, detentora de 21% das intenções de voto.

Após a primeira volta, que já prometia resultados favoráveis à FN, Aubry apelou à «derrota da extrema-direita», o que não sucedeu. Le Pen festejou os resultados, sentenciando que o «sistema UMP-PS vai desabar», e a sua Frente Nacional, cujos resultados nas presidenciais de 2002 são assinaláveis – Jean-Marie Le Pen disputou a segunda volta com Chirac – procura agora avançar na corrida partidária.

+++Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.+++

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: