O Doutor do povo

31 Mar

Mais do que um reconhecimento pessoal, acredito que esta láurea é uma homenagem ao povo brasileiro, que nos últimos oito anos realizou, de modo pacífico e democrático, uma verdadeira revolução económica e social, dando um enorme salto qualitativo no rumo da prosperidade e da justiça”, afirmou o ex-presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (30), na cidade de Coimbra, onde foi doutorado “Honoris Causa” pela Universidade de Coimbra.

Lula, que ontem (29) recebeu a notícia da morte do ex-vice-presidente, José Alencar, mostrava-se visivelmente abatido com a morte de seu amigo. “Nada disso teria sido possível, igualmente, sem a colaboração generosa e leal daquele que foi o meu parceiro de todas as horas, um dos homens mais íntegros que já conheci, o inesquecível estadista que perdemos ontem, para consternação de toda a sociedade brasileira: o meu vice-presidente José Alencar Gomes da Silva.”, disse o ex-presidente brasileiro.

A cerimónia, que contou com várias personalidades políticas como o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro português, José Socrátes, o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi marcada pela grande quantidade de estudantes brasileiros. A Universidade portuguesa tem hoje mais de 1.500 alunos inscritos.

A presidente do Brasil que também foi citada por Lula em seu discurso devido a sua contribuição no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), foi recebida com gritos de apoio, porém alguns também de protesto quanto à construção da Barragem de Belo Monte, no estado do Pará.

Lula, que recebeu o convite para ser Honoris Causa ainda quando era presidente, decidiu que só aceitaria após deixar o cargo. Ele não é o primeiro Presidente brasileiro a receber o título de Honoris Causa da Universidade de Coimbra. O título já foi concedido a ex-presidentes como Fernando Henrique Cardoso, Juscelino Kubitschek, entre outros.

A visita de Lula e Dilma Rousseff foi diminuída em 8 horas devido à morte do ex-vice-presidente. Após à homenagem, ambos seguiram para Lisboa e da capital portuguesa foram para Brasília, onde vão participar das homenagens a José Alencar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: