Beatriz Batarda

4 Mar

«Ser atriz foi uma coisa que aconteceu»: é assim que Beatriz Batarda descreve como chegou à sua profissão. Porém, o caminho que a levou ao cinema e aos palcos foi começando a ser traçado bem cedo. Aos 12 anos, trabalhou com João Botelho. Quatro anos depois, com Manoel de Oliveira. Felizes acasos.

O seu percurso foi variando: em criança, queria ser trapezista. Mais tarde, depois de passar pelo Colégio Francês, quis enveredar pelo Design, no IADE. Foi em 1997 que decidiu apostar na formação de atriz – e levou as malas para Londres, para a Guildhall School of Drama, de onde saiu com distinção.

Dedicou-se por inteiro à sua arte: o grande ecrã já presenciou as suas colaborações com João Canijo (Noite Escura), Marco Martins (Alice), Margarida Cardoso (A Costa dos Murmúrios); porém, não só o cinema português beneficia do seu talento. Assim sendo, já foi reconhecida com uma nomeação para os prémios Shooting Stars, do European Film Promotion. Nos palcos, Luís Miguel Cintra, João Perry e Diogo Dória são alguns dos nomes com que já trabalhou.

Os picos do seu caminho são simbolizados por prémios como o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema em 2003, e muito recentemente foi galardoada com o Prémio Autores da SPA e da RTP. Desde 2010, é Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.

Beatriz da Silveira Moreno Batarda diz que, no início da carreira, a levaram «mais a sério que ela própria e a coisa foi crescendo». Atualmente, encena a peça Azul Longe nas Colinas, de Dennis Porter, no Teatro Nacional D. Maria II. Seja acaso ou destino, é certo que Beatriz Batarda pertence às artes: e por isso, agradecemos.

Oito de março, oito mulheres

+++Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.+++

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: