Onde estão os fundos monetários?

20 Feb
por Marta Spínola Aguiar |

Ao contrário do que se possa pensar, a reconstrução da ilha da Madeira não mostra fins à vista. Hoje, um ano depois da tragédia, a Câmara do Funchal ainda só recebeu 915 milhões de euros para cobrir os danos causados pelo temporal.

Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, afirmou que houve a «alteração do orçamento [regional], adiando um conjunto de obras para fazer face às prioritárias» e, para que tal fosse possível, foi investido cerce de 6,1 milhões de euros, no ano passado, em equipamentos diversificados, trabalhos de limpeza e recuperação de algumas infraestruturas. Para além disso, Albuquerque prevê gastos muito elevados nos próximos dois anos, sendo que a estimativa aponta para 5,4 milhões em 2011, 4,2 em 2012 e dois milhões de euros em 2013.

Mas, o autarca faz um balanço positivo relativamente às ações que tiveram prioridade na altura do temporal e ao longo dos meses seguintes: «já foram realojadas definitivamente em novas casas 546 pessoas, o que corresponde a 168 famílias», afirma. Sublinha, ainda, que toda a solidariedade do povo português foi um passo importantíssimo para re-erguer a Madeira do seu período mais complicado e negro. Todas as verbas atribuídas destinaram-se, pois, a «apoios sobretudo às famílias afetadas pela intempérie».

+++Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.+++

Advertisements

One Response to “Onde estão os fundos monetários?”

  1. LFAguiar February 21, 2011 at 5:44 pm #

    Como escrevi no comentário a outro artigo, há que dar tempo ao tempo. As coisas mais prementes, tiveram um tratamento celere. E como dizes e bem, até agora a prometida ajuda ainda não passou de poucas migalhas, pelo que não é possivel avançar ao ritmo desejado. Sejamos tolerantes.

    Beijos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: