Proteção do interesse público em primeiro lugar?

29 Jan

por Marina Alves |

O governo americano abriu as portas para o controlo da NBC-Universal pela Comcast, a maior empresa de serviço por cabo dos EUA. A 18 de janeiro deste ano, o Departamento de Justiça e cinco procuradores-gerais chegaram a um acordo judicial para que as negociações entre ambas as empresas pudessem ser consolidadas, desde que cumprido um conjunto de condições para preservar o interesse público.

Num comunicado, a Federal Communications Commission (FCC) escreve: «A Comcast-NBCU será obrigada a tomar ações que promovam a concorrência no mercado de vídeo. (…) Além disso, a Comcast-NBCU irá aumentar a cobertura de notícias locais, expandir a programação dirigida a crianças, diversificar e aumentar a programação disponível para os espectadores de língua espanhola, oferecer serviços de banda larga a custos mensais reduzidos, e oferecer banda larga de alta velocidade para escolas, bibliotecas e comunidades, entre outros benefícios públicos».

Mesmo com o estabelecimento de condições que permanecerão em vigor por sete anos, alguns membros do Congresso e vários grupos de interesse público mostram-se veementemente contra o acordo. «Isto acaba por significar cabo e contas de Internet mais caras, menos vozes independentes nos media e menos liberdade de escolha para todos os consumidores americanos», disse o Senador Al Franken. Também Michael Copps, um dos três democratas na FCC, mantém a mesma posição, advertindo para o «muito poder nas mãos de uma empresa».

O negócio deve ser finalizado até ao final do mês de janeiro e vem transformar a paisagem da indústria do entretenimento. Pela primeira vez, uma empresa de cabo vai deter o controlo de uma rede de transmissão principal.

+++Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.+++

One Response to “Proteção do interesse público em primeiro lugar?”

  1. Óscar Morgado January 31, 2011 at 11:18 am #

    O estranho é ainda existir algum organismo de entretenimento de índole pública nos EUA.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: