Figura do Ano – Teixeira dos Santos

13 Jan
por Pedro Miguel Coelho |

http://www.vuvox.com/presentations/0359acf4cb.swf

Quando em 1985, altura em que Portugal recuperava de uma crise tão ou mais grave que a atual, com medidas de austeridade fortíssimas a serem tomadas pelo governo, coadjuvado pelo temido FMI, Fernando Teixeira dos Santos terminava o seu PhD em Economia nos Estados Unidos. Nessa altura, decerto não imaginaria que no momento em que o país se vê a braços com uma semelhante crise e são postas em causa muitas das medidas tomadas ao longo da história, bem como os dogmas estruturantes da economia mundial, seria ele o Ministro das Finanças.

Se entrou em 2010 como um dos nomes mais fortes do Governo, com a confiança dos portugueses e a responsabilidade total sobre as contas do país, hoje está enfraquecido, depois de uma presença quase obrigatória em todos os meios de comunicação social e a necessidade diária de governar e gerir uma das situações políticas mais difíceis de sempre.

Inicialmente foi dado como o norte na bússola reguladora da ação governamental, mas mais tarde acabou por se perceber, após dois Orçamentos de Estado, três PECs e complicados acordos com a oposição social-democrata, que também ele vacilava, que também ele não tinha conseguido parar o descontrolo das contas públicas – muito causado pela derrapagem inesperada na saúde. Afinal, Teixeira dos Santos, omnipresente nos media, estava longe de ser o Deus que a economia nacional precisava.

Todas as exigências das medidas de austeridade, o potencial recessivo do Orçamento para 2011 e a sua indecisão em atos públicos ou cedência de declarações, que obrigaram a vários retratamentos, deixam-no bem longe da avaliação de 18 valores que os inquéritos de opinião lhe atribuíam há um ano atrás.

E se a entrada no novo ano nos deixa com muitas perguntas e poucas certezas, 2010 teve Teixeira dos Santos como alguém de inquestionável importância e destaque na cena política nacional. A partir daqui abrimos espaço para questionar se haverá resistência, da sua parte, para continuar a ter o difícil papel de ser a cara feia da crise ou se, pelo contrário, será mais uma cabeça a rolar no gigante cadafalso da instabilidade financeira.

+++Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico+++

Advertisements

One Response to “Figura do Ano – Teixeira dos Santos”

  1. Pedro Pereira January 15, 2011 at 12:15 am #

    Boa análise sobre Teixeira dos Santos, uma figura inquestionavelmente decisiva.
    Um dos acontecimentos do ano também foi muito bem escolhido: lançamento do PORDATA – é muito útil!

    Continuação de um bom trabalho à equipa Clique!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: